Sunday, October 11, 2009

Mr. Winston's birthday


Feliz aniversário!!!
Esse cabeção ai acima estaria completando 69 anos esta semana que passou.
Dia nove, pra ser mais preciso!!
Foi um cara que realmente afrontou o sistema, que insistia em o engolir!
Muitos outros além dele também o fizeram!
Muitos tentaram, não seguraram a onda e tombaram.. virando folclore, por vezes?!
Eu, nunca tive corajem!
E tu!? afrontaria o sistema!? ou sequer saca do que falo!? (escreeeeeevo)
.
.
De toda forma, falando em Lennon, achei fantástica aquela estória do Raul Seixas, quando levou aquela intimada federal para riscar fora do Brasil no período dos mais fedorentos da ditadura. E em New York, após isso, teria convivido com ele prórpio e Ono por um período. Acredito que tenham sido algumas poucas semanas. Vários pontos da Sociedade Alternativa teriam sido idealizados. Uma canção teria sido composta pelo Raul, para eles, fora outras tantas experiências que até mesmo devam faltar relatos.. um encontro idealista!! Sabemos que Lennon não possuia, de primeiro momento, um conhecimento do Raul Seixas. Coisa de poucos minutos de interação para ser resolvida, com certeza.

Esta foi uma semana em que lí muitos relatos sobre o Raul na américa, em especial com Lennon e Ono. E coincidiu com a semana do aniversário do cara. Bueno, o velho Raul em pauta comigo é algo corriqueiro também. Ícone. O admiro muito e vez que outra estou lendo algo dele! Alguns virtuosis o consideram simplista! Raul mesmo se auto definia simplista. como o Rock'n Roll. 'Alguns dizem que ele é chato, outros dizem que é banal; clichê pra propaganda; fundo de comercial.. Definitivamente, simplicidade é privilégio!')

Lennon, por sua vez, deveria ser um cara de uma energia muito intensa. Aquelas manifestações políticas e sociais, as quais tomava a frente, devem ter lhe dado mais ânimo ainda sobre seus ideais de paz. Yoko Ono, cabeçona também, mandava muito bem ao seu lado. Cúmplice nos protestos e nas mais inusitadas manifestações de mídia da época. Ela era do tipo da boneca que fascinou e fisgou o boneco! A mulher tinha postura. Intelectual de primeira. Escrevia, tocava (naquelas..) e cantava (beh..). Nas Artes plásticas, manifestava aquele contexto sombrio político em exposições vanguardistas e vernissages underground. De boba não tinha absolutamente nada. Pelo contrário, como mulher ativa que era, tratou de zelar pelos direitos do seu marido, após sua morte!

Particularmente, aquele início de década de 70, ainda com feridas frescas no lombo norte-americano em função do Vietnam e com a américa do sul mergulhada nos regimes ditatoriais gerou uma repulsa muito forte de pensadores e idealistas. Acreditava-se estar num dos piores momentos da discórdia social e política mundial. John e Raul como tantos outros possuiam seus ideais de vida e de direito. E a música, a linguagem universal. E nunca antes, nem mesmo com Dylan, a letra teve tanta força para o Rock!

Aqui vai um link no YouTube do aniversariante na manifestação contra a guerra no Vietnam:


e feliz aniversário mais uma vez, Professor!!!

No comments:

Post a Comment